O primeiro passo para o tema Radiologia foi dado pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen em novembro 1895, quando descobriu o raio-x, sendo uma energia modulada que ao atravessar o corpo é registada num receptor, o filme radiográfico ou o monitor radioscópico por meio da representação analógica. Em dezembro do mesmo ano, Röntgen conseguiu retratar com perfeição os ossos da mão de sua esposa. A imagem ficou tão conhecida que hoje é considerada uma das radiografias mais famosas do mundo.
O avanço da tecnologia com o desenvolvimento dos computadores permitiu revolucionar o conceito de Radiologia, iniciando assim a tomografia computorizada (TC), com novas possibilidades e descobertas, principalmente sobre o uso de energias não ionizantes. Nesse momento, o Radiologista passou a trabalhar uma nova representação do objeto radiológico por meio das imagens digitais.
Vantagens da Imagem Digital
Na radiologia digital, o filme convencional é substituído por uma película especial, sensível aos raios-X, que é lida por equipamento moderno de computação, resultando em uma imagem de alta resolução.Ela permite uma maior discriminação dos novos receptores e diminuição do ruído que é cerca de 1/10 do da radiografia, tornando a imagem muito mais diagnóstica.
Outra vantagem é que a imagem digital permite a representação de inúmeras maneiras, utilizando a restrita gama de cerca de 30 cinzentos que os nossos olhos são capazes de discriminar, entre as milhares que o processo disponibiliza.
Aqui na DocCentter nossos aparelhos digitais reduzem significativamente as doses de radiação recebidas pelo paciente, pois são equipamentos de última geração. Entre em contato conosco!
Análises Cefalométricas
São utilizada para fazer mensuraçes lineares ou angulares através de traados cefalométricos para estudo das possíveis alterações ósseas e/ou dentárias, tendo sua maior aplicação na Ortodontia e na Cirurgia Ortognática. Utiliza-se também essas análises para verificar a região de adenóides e oro faringe dentre outras aplicações. Veja abaixo:
- Profis;
- Ricketts Lateral;
- Steiner;
- Roth Jarabak;
- Schwarz;
- USP;
- Ricketts Frontal;
- Sassouni;
- Lavergne/Petrovic;
- Mac Namara;
- Tweed;
- Unicamp;
- Trevizi;
- Entre muitas outras.
Periapical – Assinalada/milimetrada
Técnica radiográfica intra-bucal, dividida em regiões especificas com imagem detalhada dos molares, pré-molares, canino e incisivo lateral, e incisivo central. Tem por objetivo mostrar detalhadamente os elementos dentais e os tecidos ósseos adjacentes.
Levantamento Periapical completo
Técnica radiográfica intra-bucal, conjunto de 14 radiografias periapicais.
Bite Wing (Inter Proximal) – molares, pré-molares
Técnica radiográfica intra-bucal que possibilita a visualização das coroas na região de pré-molares e molares.
Oclusal – Maxila, mandíbula, outra região
Técnica radiográfica intra-bucal geralmente indicada como um exame complementar. Devido ao tamanho maior do filme utilizado, há uma área de exame em maiores proporções, quando comparada àquelas obtidas pelas técnicas periapicais. Especificamente, o uso da técnica oclusal se aplica no exame de pacientes edêntulos, principalmente na pesquisa de raízes residuais, dentes retidos dentes supranumerários ou no estudo de grandes áreas patológicas ou anômalas,avaliação de sutura inter-maxilar em ortodontia e em todos os casos cujo exame periapical seria insuficiente para um informe mais preciso.
Técnica de localização – Dente incluso, corpo estranho, trepanação, dissociação de raízes
São técnicas radiográficas que fazem uso de filmes periapicais e que proporcionam imagens mais precisas para um melhor radiodiagnóstico.
Panorâmica
Radiografia Panorâmica: Permite a visualização de todas as estruturas do complexo maxilomandibular, conferindo portanto sua utilidade em todas as especialidades. A ampla cobertura da área examinada, a projeção das estruturas anatômicas com reduzida superposição, além da baixa dose de radiação, são algumas das razões para sua crescente aceitação. A panorâmica é um exame de “check up”.
- Panorâmica normal
- Panorâmica para implante
- Parorâmica em oclusão
- Panorâmica express (entregue na hora sem laudo)
Seios da face/Vias aéreas – Seios Maxilares, Frontais, Cavum(naso-orofaringe)
São realizadas 3 radigrafias extrabucais: Waters, telerradiografia lateral e frontal, com o objetivo de explorar os seios da face.
ATM – 2 ou 3 posições (boca fechada/aberta/repouso), Região do côndilo
Técnica executada em Aparelho radiográfico extra-bucal, utilizada para melhor avaliação dos contornos anatômicos (cabeça de mandíbula, fossa articular e Limite articular anterior), dinâmica articular (posicionamento das cabeças da mandíbula com relação a fossa articular e ao limite articular anterior), em norma frontal e ou lateral boca fechada e aberta.
Telerradiografia – Tele perfil, Tele frontal P.A.
Permite mostrar os ossos da face e crânio para avaliação do crescimento, desenvolvimento, relação esqueletal, simetria, estudo de adenóides, processos patológicos e traumáticos. São exames utilizados com frequência na prática cirúrgica e ortodôntica, como base para análises cefalométricas, tanto manual, como computadorizada.
Idade Óssea – Mão e Punho (Análise e curva de crescimento conputadorizada)
Seu principal elemento de diagnóstico é a maturidade óssea dos ossos da mão e do punho, não apenas o comprimento ósseo. Através dos dados obtidos pelo Dr. Tavano (USP-Bauru) em crianças brasileiras, este recurso fornece ao profissional a curva de crescimento individualizada do paciente, indicando em que etapa do surto este se encontra, bem como quanto tempo falta para o final deste crescimento.