O raio-x foi descoberto pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen em novembro 1895. Em dezembro do mesmo ano, Röntgen conseguiu retratar com perfeição os ossos da mão de sua esposa. A imagem ficou tão conhecida que hoje é considerada uma das radiografias mais famosas do mundo.
Depois desse grande passo para a radiografia, o tema começou a ser trabalhado e aprimorado por estudiosos de diversas partes do mundo. Inclusive o primeiro raio-X da América do Sul foi no Brasil. A máquina veio para o país graças ao médico José Carlos Ferreira Pires, que trouxe o aparelho em um caixote e o carregou em uma longa estrada sobre lombos de burro e carroças puxadas por bois. Porém, apesar da viagem turbulenta, o raio-X chegou na cidade de Formiga (MG) em plenas condições de uso! Atualmente o aparelho encontra-se exposto no InternationalMuseumofSurgical Science (Museu Internacional da Ciência Cirúrgica), em Chicago (EUA).
O primeiro aparelho de raio-x era com bobinas de Ruhmkorff, de 70 centímetros cada uma e tubos tipo Crookes. Como não havia eletricidade na época em Formiga, Minas Gerais – cidade em que o aparelho foi recebido, foi inicialmente alimentado por baterias e pilhas. Atualmente o aparelho se encontra no International Museum of Surgical Science, em Chicago, Estados Unidos.
Acompanhe nossas Notícias para saber mais sobre curiosidades e informações que envolvem a Radiografia nos próximos posts.
Comente!